Dieta Cetogênica: O Que é, Como Começar e Alimentos Permitidos

Dieta cetogênica: cardápio, receitas e lista
de alimentos permitidos Dieta Cetogênica: O que é, Como Começar
e Alimentos Permitidos O Que É A Dieta Cetogênica? • A dieta Cetogênica é uma forma de se
alimentar que tem como objetivo fazer o seu corpo queimar gordura como combustível. • Isso é possível através de um estado
natural do metabolismo que é chamado de Cetose. • A dieta cetogênica é a forma de se alimentar
que induz o corpo a entrar nesse estado de Cetose. Como Funciona a Cetose? • A cetose é um processo que ocorre no
corpo quando seu organismo não possui mais nenhuma fonte de glicose/açúcar proveniente
da alimentação, e o armazenamento de glicogênio já se esgotou. • Quando isso acontece, o corpo começa
quebrando as gorduras em ácidos graxos e glicerol, e transformando esses ácidos graxos
em moléculas de Acetil-CoA que acabam sendo transformadas em corpos cetônicos no fígado. • (E a produção desses corpos cetônicos
é o motivo pelo qual a dieta cetogênica também é popularmente chamada de dieta cetônica
ou dieta do cetônico.) Como Funciona a Cetose? • Em outras palavras, em um metabolismo
cetogênico, o organismo utiliza tanto as gorduras vindas da alimentação quanto as
armazenadas no corpo como fonte de energia primária. • Como regra geral, essa dieta deve conter
quantidades limitadas de carboidratos e açúcares, e quantidades moderadas de proteína – sendo,
desse modo, composta principalmente por gorduras. Entrando em Cetose: A Proporção de Nutrientes
para a Dieta Cetônica • É importante notar que o fato de as pessoas possuírem metabolismos,
tendências genéticas e níveis de atividades físicas diferentes faz com que seja possível
entrar em cetose com diferentes proporções de macronutrientes. • (Macronutrientes são carboidratos, proteínas
e gorduras.) Entrando em Cetose: A Proporção de Nutrientes
para a Dieta Cetônica • Entretanto, uma recomendação tradicional de dieta cetogênica
traria, de forma resumida, as seguintes proporções: – A ingestão de carboidratos não ultrapassando
5 a 10% do total de calorias; – A ingestão de proteínas ficando em torno de 20 a 30%
do total das calorias consumidas diariamente; – E a ingestão de gorduras fornecendo de
65 a 75% das calorias – possivelmente até mais. Entrando em Cetose: A Proporção de Nutrientes
para a Dieta Cetônica • Nesse caso, a quantidade de carboidratos a que nos referimos acima
é de carboidratos líquidos – que nada mais é do que a quantidade total de carboidratos
de um alimento menos a quantidade de fibras. • Desse modo, é possível desenhar uma
“nova pirâmide alimentar” baseada na dieta cetogênica:
Como Começar Uma Dieta Cetogênica em 5 Passos • Os 5 passos são os seguintes – e nós
vamos falar mais sobre cada um deles a seguir: – Começar com a divisão de macronutrientes
detalhada acima; – Tirar medidas corporais e fotos do corpo; – Experimentar por pelo
menos 4 semanas; – Após as 4 semanas, medir o progresso novamente; – Avaliar e ajustar
de acordo com o necessário. #1) Obedecer a proporção de macronutrientes
• Neste cenário, entender bem qual é a proporção de macronutrientes (carboidratos,
proteínas, gorduras) que você deve ingerir é bastante importante. • E você não precisa se preocupar com
a quantidade total de calorias neste primeiro momento: vamos utilizar a proporção da dieta
cetogênica tradicional – que deve apresentar benefícios como maior saciedade e melhora
na sensibilidade à insulina – o que por si só já deve começar a melhorar o teor
de ingestão calórica. • Por isso, não se preocupe: apenas siga
os macronutrientes da dieta cetogênica, e coma até ficar saciado em todas as refeições. #2) Tirar medidas corporais e fotos do corpo
• Ao embarcar em um novo projeto, geralmente estamos empolgados para fazer tudo certo e
conseguir os resultados que tanto desejamos. • Com o passar do tempo, no entanto, muitas
vezes essa empolgação inicial pode diminuir – especialmente se sentirmos que não estamos
fazendo muito progresso. • Por isso, é importante conseguir medir
seus resultados. • A melhor maneira é usando medidas corporais
e fotos de antes e depois. #3) Experimentar por pelo menos 4 semanas
• Não seja uma dessas pessoas que começa uma dieta e a segue por 3 dias. • As mudanças não acontecem da noite para
o dia. • Você não engordou tudo em um mês – logo
não espere perder tudo em um mês. • Por isso, recomendamos que siga a dieta
por pelo menos 4 semanas antes de tentar avaliar resultados e decidir se essa dieta é certa
para você ou não. #4) Após as 4 semanas, medir o progresso
novamente • Este passo diz respeito a você medir o progresso em intervalos predeterminados
– de preferência, em condições o mais similares possíveis. • Por exemplo, no mesmo dia da semana, no
mesmo horário, no mesmo momento do ciclo menstrual para mulheres… • E, claro, nunca
medir o progresso logo após um dia do lixo. #5) Avaliar e ajustar de acordo com o necessário
• Este ponto é opcional, para caso você deseje realizar ajustes para adequar melhor
a dieta ao seu estilo de vida. • Porque, para a maior parte das pessoas,
uma dieta cetogênica é capaz de causar queima de gordura corporal mesmo sem exercícios
físicos e sem contar calorias. • Mas você pode querer fazer ajustes – como
exercícios físicos, ou mesmo alguma forma de jejum intermitente. Alternativa #1 Para Manter a Dieta Cetogênica:
Controlar apenas a ingestão de carboidratos, e deixar que o restante da dieta se ajuste
por si • Nessa forma de viver a dieta cetogênica, você apenas tem de tomar cuidado para: – ingerir
alimentos low-carb – ingerir proteínas e gorduras boas – não passar fome
Alternativa #1 Para Manter a Dieta Cetogênica: Controlar apenas a ingestão de carboidratos,
e deixar que o restante da dieta se ajuste por si • Por isso, tudo o que você precisa
saber para seguir corretamente essa alternativa #1 é: – Limitar a ingestão de carboidratos
(muitas pessoas optam por 20-30 g de carboidratos líquidos ao dia, por vezes até menos); – Comer
até a saciedade; – Não fugir da gordura natural dos alimentos. Alternativa #2 Para Manter a Dieta Cetogênica:
Controlar a ingestão de nutrientes, contando com a ajuda de aplicativos • Você pode
utilizar aplicativos de celular para acompanhar a sua ingestão diária de nutrientes. • Um dos mais indicados é o Fat Secret,
por ser fácil visualizar as informações, e definir metas de calorias, nutrientes, e
até mesmo carboidratos líquidos. Alternativa #3 Para Manter a Dieta Cetogênica:
Ingerir apenas alimentos permitidos • Basta ingerir apenas alimentos que naturalmente
já tenham a proporção de macronutrientes que buscamos alcançar. • Isto é, alimentos baixos em carboidratos,
moderados em proteínas e elevados em gorduras. • Com o intuito de te ajudar, separamos
uma lista de possíveis alimentos permitidos, que você pode acessar clicando neste link. Dúvidas frequentes na Dieta Cetogênica • Existem
muitas dúvidas comuns entre pessoas que estão iniciando a dieta cetônica. • Por isso, respondemos às principais dúvidas
como: – Posso usar adoçantes? – Posso comer frutas? – Posso comer frios e queijos? – Quantas vezes por dia tenho de comer? • E muito mais… • Neste artigo completo: Dieta Cetogênica:
Cardápio, Receitas e Alimentos Permitidos Baixe nossa lista grátis alimentos permitidos
e proibidos na dieta cetogênica! Clique aqui para acessar a tabela completa. Texto Original: Dieta Cetogênica: Cardápio,
Receitas e Alimentos Permitidos senhortanquinho.com/dieta-cetogenica Gostou da Apresentação? • Então curta este vídeo e se inscreva
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