Auto Responder: Como Criar a Sequência Ideal

auto responder é um dos principais recursos do e-mail marketing. É necessário aprender como utilizá-lo para economizar tempo e ganhar maior agilidade no contato com os clientes. Para saber todos os detalhes sobre este assunto, confira nosso artigo.

O que é o auto responder?

auto responder é um recurso que está muito além de uma resposta automática.  Trata-se de todo e-mail que é enviado automaticamente após uma interação com o cliente. Essas interações são feitas por meio de um contato.

Um exemplo bastante comum do auto responder é um e-mail de boas-vindas ou de agradecimento que é enviado após a compra de um produto ou serviço. Essa ferramenta tem sido utilizada pelas empresas como forma de oferecer maior respaldo aos clientes e também aumentar a base de contatos, o que contribui para as vendas.

Veja também:

E-mail Marketing: 7 Estratégias para vender muito mais em 2020.

Como criar a sequência ideal?

Auto responder consiste numa sequência de e-mails previamente criados. Para iniciar essa sequência, o primeiro passo é escolher qual “gatilho” irá desencadear o envio de e-mails. Exemplos de gatilhos: aquisição de produto ou solicitação de recebimento de um e-book.

Na sequência, é preciso definir a periodicidade de envio dos e-mails. Por exemplo, se você deseja criar uma sequência de 5 e-mails para todas as pessoas que solicitaram (baixaram) um e-book, e pensa que o ideal é que esses e-mails sejam enviados no período de uma semana, todas as pessoas que baixaram esse e-book, no espaço de uma semana receberão esses 5 e-mails.

Com relação a essa quantidade de e-mails e periodicidade é importante ter claro que ela não pode ser exagerada. O ideal é trabalhar com uma menor quantidade de e-mails dentro de um período curto de tempo.

O processo ocorre de forma totalmente automática, fazendo que as pessoas recebam esses e-mails sem que para isso seja necessário qualquer contato de um vendedor da empresa.

A importância do conteúdo

Ganhar-Dinheiro-Auto-Responder-Criar-Sequência

Depois de definir o “gatilho” que irá desencadear o envio dos e-mails, a quantidade de e-mails que será enviada e a periodicidade, é preciso elaborar os conteúdos.

O conteúdo de cada e-mail deve ser pensado de forma estratégica, abordando assuntos de alta relevância para os clientes. É preciso ter em mente que esses e-mails estabelecem uma continuidade da comunicação e são essenciais para que as pessoas se interessem pelos produtos ou serviços ou também que comprem novamente e indiquem para outras pessoas.

Ao pensar no conteúdo é preciso considerar o texto, imagens e links de direcionamento para o site e redes sociais, por exemplo. É necessário que o conteúdo seja relevante e atrativo. Isso motiva a leitura completa do e-mail e aumenta as chances de o cliente seguir os passos desejados (como por exemplo, clicar em um determinado link).

E depois que todos os e-mails são enviados?

Mesmo depois que todos os e-mails da sequência do auto responder são enviados, após algum tempo é preciso ir retomando esses envios (ainda que os “gatilhos” não sejam acionados por parte dos clientes).

Por exemplo, depois de baixar um e-book uma única vez, o e-mail daquele cliente ficará na base de contatos da sua empresa. Logo, não é preciso que ele novamente baixe um e-book ou compre um produto para que sejam enviados e-mails a ele.

Essa constância quanto aos contatos é de suma importância para fazer que o nome da sua empresa seja lembrado pelas pessoas. Uma estratégia de e-mail marketing só funciona quando são considerados todos esses detalhes, sobretudo no que diz respeito à constância moderada de envio e relevância do conteúdo.

Depois de saber como usar o auto responder e criar a sequência ideal, veja nossos demais conteúdos com excelentes dicas sobre marketing digital.

Conheça a Builderall!

Todas as Ferramentas de Marketing em um só lugar à sua disposição. Faça o seu negócio Online crescer: O Marketing Digital Profissional nunca foi tão fácil e acessível! NaBuilderall você Cria, Gerencia e Divulga o seu Negócio; Automatiza, Realiza Lançamentos, e ainda pode ter Alavancagem de Vendas Online. A Plataforma de Marketing mais completa do mercado.

E ainda tem 7 Dias Grátis.

Clique Aqui para conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *